FANDOM

Contexto

Gravura rupestre vila nova de foz coa.jpg

Gravura em Vila Nova de Foz-Côa

Os primeiros povoadores do continente europeu chegaram através do Mediterrâneo entra c. 6000000 e 5000000 a.C., e só entre c.40000 e 10000 a. C. desenvolveu-se a fase culminante das culturas da Idade da Pedra – Paleolítico Superior – protagonizado pelo Homo Sapiens Sapiens ou Homem de Cro-Magnon. Em Portugal, existem mais de trezentas localidades deste período, sendo as mais importantes as estações de Escoural (Montemor-o-Novo), Mazouco (Trás-os-Montes) e a do Vale do Côa (Alto Douro) que constitui a maior estação da Europa de gravuras pintadas ao ar livre.

A Arte Megalítica

Anta de s. geraldo.jpg

Anta de S. Geraldo

O megalismo desenvolveu-se em Portugal entre cerca de 4500 e 2500 a.C., caracterizando-se pela construção de estruturas com grandes blocos de pedra destinadas a rituais e a cultos funerários. O monumento megalítico mais abundante é o dólmen ou a anta, era formada por esteios (grandes pedras elevadas) formando uma câmara coberta por uma laje (tampa ou chapéu) com acesso através de um corredor estreito formado por pedras alinhadas e, por vezes, também coberto. Originalmente, estes monumentos eram cobertos por terra, chamando-se assim de mamoa. Os menires, monólitos cravados no solo, são abundantes nas regiões já citadas e aparecem isolados, alinhados direccionalmente e organizados em circulados, formando um recinto sagrado, o cromeleque. Estes eram marcos simbólicos que sinalizavam lugares de maior significado mágico-religioso, um espaço de ritual e misticismo. Enquanto o dólmen é um monumento que remete para a terra e para o mundo subterrâneo, o menir é um monumento celestial apontado ao universo cósmico, com uma componente sexual evidente na sua forma fálica assumida. Estes aparecem decorados com pinturas e gravuras numa linguagem abstracta e esquemática construindo figurações simbólicas. Usando na sua maioria, o vermelho e o negro, os motivos solares e os báculos (bordão ou cajado tipo bastão episcopal com a extremidade superior curva) parecem representar um poder patriarcal e masculino, associados aos cultos de fertilidade da civilização megalítica.

A Idade dos Metais e a Cultura Castreja

Castros de Citania briteiros.jpg

Castro em Citânia de Briteiros

A partir da Idade do Bronze final (cerca de 1000 a.C.) as sociedades diversificam-se, tornando-se mais complexas estruturam um poder central hierárquico, surgindo os primeiros principados. Isto é-nos relatado através das estelas funerárias (laje de pedra) decoradas com símbolos bélicos, erguidas sobre as sepulturas de príncipes ou chefes guerreiros, exaltando o seu poder e heroísmo. Com a mesma finalidade, as estátuas-menires possuem uma forma antropomórfica que, associado às representações insculturadas de espadas, punhais e colares, adquiriam um forte peso simbólico que pretendia glorificar e mitificar a figura do “chefe” a que se referia.

Na Escultura

Para além da rica ourivesaria, as manifestações artísticas castrejas destacaram-se nos campos da escultura e da arquitectura. No que se refere à escultura, deixaram-nos os berrões – esculturas zoomórficas representando porcos ou javalis, associados a cultos de fertilidade - e as célebres estátuas de guerreiros galaico-lusitanos, possíveis homenagens aos príncipes e chefes locias.

Na arquitectura

Os castros (castelo pré-romano) tornam-se, então, a forma mais característica de povoamento, desde o séc. IX a.C. até ao séc. I d.C, com influências celtas nos motivos geométricos encontrados na decoração cerâmica e ourivesaria: entrançados, cordas, cadeias, labirintos e rosetas. Para além da organização urbana de dominante familiar (os “bairros”) com lugares públicos (a “casa circular” para o conselho dos anciãos), assumem importância os edifícios de tipo pedra formosa: decorada com motivos geométricos, a pedra formosa constituía a fachada da câmara principal dos banhos públicos com funções tanto cívicas como religiosas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória