FANDOM

Barroco

É o movimento que se inícia na segunda metade do século XVI e que vai até à primeira metade do século XVIII. É caravterizado por conciliar a emoção da Idade média com o antropocentrismo e a racionalidade do renascimento. A sua caracteristica principal é o contraste.

Arquitectura

As suas principais construções foram as igrejas e os edificos públicos.

Pintura

Há um grande uso de pilastras e o interior é repleto de madeiras entalhades recobertas de dourado.

Escultura

Existia um grande exagero de formas e a mistura de texturas transmitem a ideia de dramaticidade e representação à apolência da sociedade da época.

Rococó

O rococó é a fase final do Barroco, é o estilo que refina a arquitectura pomposa do barroco. As igrejas e os palácios exibem uma integração entre arquitectura, pintura e escultura.

Arquitectura

É caracterizada pelo excesso de curvas e pela abundância de elementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens. A tem´tica é inspirada nos hábitos de corte e na mitologia greco-romana. Os arquitectos constroem espaços uniformes e reduzem o tamanho das colunas. Nas igrejas os tectos das naves laterais são levantados até à altura de nave central para unificar o espaço.

Pintura

O rococó não utilizava cores vivas, pois estas foram substituidas por tons pastéis e os relevos exagerados são substituídos por superficies delicadas, ganham ênfase em pontos isolados.

Escultura

A escultura dos edificios é iluminada por várias janelas para criar interiores etéreos. Os espaços interiores e exteriores chamam a atenção pela complexidade e requinte.

Também no FANDOM

Wiki aleatória