FANDOM

Convento de Mafra

Convento de Mafra, 1717-1730, Mafra

Obra central do reinado de D. João V, foi traçada pelo arquitecto alemão Ludovice. O convento tem como área de aproximadamente 40 000 m2, a sua fachada nobre com 232 metros, os seus 29 pátios e 880 salas e quartos, as suas 4500 portas e janelas ou ainda as 217 toneladas que pesam os 110 sinos do seu carrilhão. O projecto inicial estava dimensionado para acolher treze frades arrábidos, mas no final da construção albergou mais de 300. Acrescentos posteriores vieram enriquecê-lo com obras de arte e a criação de outras dependências, como foi o caso da biblioteca conventual. A igreja ergue-se no centro da fachada, delimitada por duas altas torres sineiras de cobertura bulbiforme e linhas sinuosas. A fachada do templo dispõe-se em dois andares, coroados por um frontão triangular. O andar térreo afirma uma galilé de três portais, enquanto o piso superior é marcado por diversas janelas de frontão curvo e triangular. Estas aberturas são ladeadas por estátuas inseridas em nichos, ritmadas por altas colunas jónicas em mármore branco. Para cada um dos lados da igreja estende-se o palácio. O interior da igreja é dividido em três naves e seis capelas laterais e apresenta uma cúpula rasgada por amplas janelas. Está decorada com mármores italianos e portugueses, as pinturas dos altares deterioraram-se em meados do século XVIII, sendo substituídas por composições marmóreas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória