FANDOM

200px-Cristo Rei (vista lateral).jpg

Cristo Rei, 1949-1959, Almada

O Cristo-Rei é um monumento religioso localizado no concelho de Almada. É uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura. É constituída por um pedestal, que inclui o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura e a estátua de Cristo com 28 metros de altura. A sua autoria cabe aos arquitectos António Lino e Francisco de Mello e Castro e aos mestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida. Numa visita ao Rio de Janeiro em 1934 o Cardeal Cerejeira ao ver a estátua do Cristo Redentor teve a ideia de criar um monumento semelhante em Lisboa. Foi no entanto a não participação de Portugal na II Guerra Mundial que precipitou a concretização da obra, na sequência de uma promessa, feita pelo episcopado, que se Portugal não entrasse na guerra o monumento seria erigido. A primeira pedra da construção do monumento foi lançada em 18 de Dezembro de 1949, após o fim da guerra. Foi inaugurado a 17 de Maio de 1959. Em 1984, foi aprovado um plano de ordenamento dos terrenos circundantes, do qual resultou a construção do Santuário. Nesse edifício, funcionam a reitoria e os serviços administrativos, possuindo uma capela e diversas salas para exposições e reuniões. A 17 de Maio de 2007, foi colocado diante do monumento a Cruz Alta, antigamente pertencente ao Santuário de Fátima, na sequência da construção da nova Basílica. A 17 de Maio de 2009, comemorou-se o Cinquentenário da inauguração do monumento.

Também no FANDOM

Wiki aleatória