FANDOM

Contexto

06 Mosteiro da Batalha.jpg

Mosteiro da Batalha- Batalha

Estilo artístico nascido em França na região de Paris no século XII e que se expandiu por toda a Europa Ocidental durante o século XIII. As suas principais manifestações artísticas são urbanas, principalmente religiosas (igrejas e catedrais), mas também civis, tais como os palácios da nobreza ou de burgueses abastados e edifícios municipais.

Arquitectura

A arte gótica caracteriza-se pelo recurso à abóbada de ogivas cruzadas e ao arcobotante. Os edifícios elevam-se em altura e as janelas rasgam-se em amplas janelas e rosáceas cobertas de vitrais. A catedral gótica caracteriza-se pela harmonia, pelo equilíbrio de volumes, pelo amplo espaço e pela luminosidade.

Pintura

Vitrais.jpeg

vitral de uma igreja

A pintura gótica apareceu depois do início da arquitectura e da escultura gótica. A transição do românico para gótico é bastante imprecisa e não uma quebra definida, mas perceber-se o início de um estilo mais sombrio e emotivo. Esta transição ocorre primeiro em Inglaterra e França cerca de 1200. Nesta altura a pintura era praticada em quatro ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.

Escultura

A escultura gótica pode-se observar, sobretudo, nas fachadas das igrejas e catedrais, particularmente nos portais.

Também no FANDOM

Wiki aleatória