FANDOM

O Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Braga. O Santuário possui uma igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus), hotéis e um elevador hidráulico centenário.

4vwv8cu1Pv9HYDKismpj.jpg

Igreja do Bom Jesus de Braga, 1784-1811, Braga

O Santuário Editar

Foi projectado pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruinas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, e foram concluídas em 1811. A sua fachada é ladeada por duas torres e termina com um frontão triangular.

7812213 040eabd059.jpg

Escadórios da Igreja do Bom Jesus de Braga, Braga

Escadórios Editar

Os Escadórios do Bom Jesus têm um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes:

Escadório do Pórtico

O Pórtico, um arco à entrada da escadaria, mostra o brasão de D. Rodrigo de Moura Teles, Arcebispo de Braga, responsável pela construção, em 1723, do primeiro grande lanço de escadaria e capelas. Nesta primeira parte, estão presentes as capelas do início da Via Sacra.

Escadório dos Cinco Sentidos

Nesta parte do escadório estão cinco lances de escadas, intervalados por patamares com fontes alegóricas aos cinco sentidos, pela seguinte ordem: Visão, Audição, Olfacto, Paladar, Tacto.

Escadório das Três Virtudes

Este escadorio é igual ao Escadório dos Cinco Sentidos, possuindo três fontes dedicadas às Virtudes teologais: Fé, Esperança, Caridade. Na fase terminal do escadório esta presente a Fonte do Pelicano a que se segue a Igreja. Ao todo o escadorio tem um total de 581 Degraus.

Também no FANDOM

Wiki aleatória