FANDOM

Gonçalo vaz botelho.jpg

Estátua a Gonçalo Vaz Botelho (1954), Vila Franca do Campo

Ernesto Canto da Maia estuda na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde acaba por tirar o curso de arquitectura, durante este período de estudos realiza várias esculturas de pequenas dimensões marcadas pelo estilo Art Déco, em que assina como Ernesto do Canto. Em 1912 participa na Primeira Exposição de Humorista Portugueses naquela que é considerada por muitos como a primeira manifestação Modernista em Portugal. Nesse mesmo ano parte para Paris onde é aluno da Escola de Belas-Artes. Em 1913, participa em Lisboa na Segunda Exposição de Humoristas Portugueses e no Salão de Humoristas realizado em Paris. Chega também a frequentar a Escola de Belas-Artes de Genebra onde as suas obras têm um estilo muito semelhante ao da Ate Nova que surge nessa época. Em 1916 muda-se para Madrid, regressando após um ano a Paris onde se mantém com uma carreira autónoma. Devido à II Guerra Mundial é forçado a regressar a Lisboa em 1938. As suas obras dessa época têm um carácter muito decorativo o que lhe concede várias críticas positivas e alguns prémios. Em 1946, após o fim da guerra volta a Paris, passando assim a viver entre Paris e Lisboa, onde trabalha e expõem em ambas as cidades. 1945 é o ano em que regressa aos Açores fixando-se na sua cidade natal, Ponta Delgada, mas sempre mantendo as suas viagens a Paris. Este é um dos artistas Portugueses mais reconhecidos internacionalmente principalmente em França onde passou grande parte da sua vida. Algumas das suas obras encontram-se expostas em museus franceses e sob domínio francês.

Principais Obras:

  • Grupo escultórico “Bendito seja o Fruto do Teu Ventre” (1922)
  • Estátua de Gonçalo Vaz Botelho (1954), Vila Franca do Campo
  • Monumento a Diogo Cão (1955), Vila Real

Também no FANDOM

Wiki aleatória