FANDOM

O Mosteiro de Santa Clara a Velha situa-se em Coimbra, na margem esquerda do Mondego, perto da Baixa da cidade. Foi mandado construir por D. Isabel de Aragão, em 1314.

A Construção Editar

3212570994 4d5f43cbda.jpg

O Mosteiro de Santa Clara a Velha antes da recuperação

O mosteiro respeita, a planta e alçados dos templos das Clarissas - três naves de sete tramos sem transepto, e cabeceira com três capelas. As primeiras construções devem-se ao mestre Domingos Domingues, estas decorreram de 1316 até 1325, sendo depois sucedido por Estevão Domingues. A arquitectura combina os estilos românico e gótico. O Mosteiro é constituído por três naves de altura semelhante, sem transepto, estas dividem-se em sete tramas. A cobertura é toda de pedra com abóbodas em berço quebrado. A iluminação das naves é feita por duas rosáceas nos extremos da nave central e por janelas duplas nas paredes laterais. A igreja foi consagrada em 1330. Posteriormente, foi construído um claustro, uma sala capitular e outras dependências, reveladas pelos trabalhos de recuperação. Em 1331 a cheia do Mondego invadiu o recinto, iniciando o afundamento do Mosteiro. Para combater o afundamento foi edificado um novo plano de chão a meia altura da igreja. A Igreja e o Mosteiro foram abandonados em 1677, transferido-se a comunidade de monjas para Santa Clara a Nova. Também o túmulo da Raínha Santa foi transferido embora o altar onde então se encontrava estivesse acima do nível da água.

Recuperação Editar

746eef50-81ea-44d0-9d0b-68f022787d2e.jpg

O Mosteiro de Santa Clara a Velha em recuperação

Devido ao alagamento provocado pelas cheias do Rio Mondego, o mosteiro ficou arruinado e foi abandonado. Em 1991 foi iniciado um ambicioso projecto de recuperação. O mosteiro abrr ao público a 18 de Abril de 2009.

Também no FANDOM

Wiki aleatória