FANDOM

800PX-~1.jpg

Mosteiro do Jerónimos, Belém

O Mosteiro dos Jerónimos é um testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Constitui o ponto mais alto da arquitectura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa. O Mosteiro obteve o nome de Mosteiro dos Jerónimos de vido À ordem ao qual foi entregue, à Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

Construção Editar

Igreja-mosteiro-jeronimos.jpg

Interior da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos

Encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitectos e construtores, entre eles Diogo Boitaca e João de Castilho que substitui o primeiro em 1516/1517. No reinado de D. João III foi acrescentado o coro alto. Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. As abóbadas das naves e do transepto estavam decoradas com uma rede de nervuras em forma de estrela. Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa. Numa extensão construída em 1850 está localizado o Museu Nacional de Arqueologia. O Museu da Marinha situa-se na ala oeste.

Também no FANDOM

Wiki aleatória