FANDOM

Nicolau de Chanterenne Editar

Nasceu em cerca de 1470 e morreu 1551, foi um escultor de origem francesa que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal entre os anos de 1517 e 1551. Terá nascido em Lorena, França e terá passado por Itália antes (ou depois) de trabalhar em Santiago de Compostela, onde está documentado em 1511. Pensa-se que terá estado em Portugal antes desta data, embora não haja confirmação. A primeira referência documental de Mestre Nicolau em Portugal data de 1517, na qual ele foi responsável pela empreitada da porta axial do Mosteiro de Santa Maria de Belém da Ordem de São Jerónimo. Esculpiu os episódios alusivos à Vida da Virgem (Anunciação, Natividade e Epifania) e os retratos régios de D. Manuel I e de D. Maria. Trabalhou na década de 20 do século XVI para Óbidos Igreja de Santa Maria e em Coimbra, no Mosteiro de Santa Cruz (onde foi responsável pelos jacentes dos túmulos de D. Afonso Henriques) e D. Sancho I, perto do centro produtor de uma das pedras calcárias mais utilizadas na época em escultura: a célebre pedra de Ançã. Neste mosteiro, deixou um púlpito e uma série de quatro baixos-relevos (hoje existem apenas três) relativos à Paixão de Cristo. No Mosteiro cisterciense de Celas na cidade de Coimbra, efectuou um portal renascença, derivado de um primitivo túmulo que nunca chegou a terminar. Terá trabalhado em conjunto com Miguel de Arruda em Évora, onde possivelmente projectou o Convento da Graça em 1542.

Também no FANDOM

Wiki aleatória