FANDOM

482px-Belem Padrao09

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos, localiza-se em Belém. O monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses. O monumento original foi encomendado pelo regime de António de Oliveira Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) e Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958. O actual, uma réplica do anterior, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador. A norte do monumento encontra-se uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, foi uma oferta da África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de galeões e sereias, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI.

Características Editar

25-Belem-0122 bg

Promenor do Padrão dos Descobrimentos

Rosa-dos-Ventos-do-Padrao-dos-Descobrimentos

Rosa dos Ventos do Padrão dos Descobrimentos

O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão 33 estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos: Infante Pedro, Duque de Coimbra, Filipa de Lencastre, Fernão Mendes Pinto, Frei Gonçalo de Carvalho, Frei Henrique Carvalho, Luís de Camões, Nuno Gonçalves, Gomes Eanes de Zurara, Pêro da Covilhã, Jácome de Maiorca, Pedro Escobar, Pedro Nunes, Pêro de Alenquer, Gil Eanes, João Gonçalves Zarco, Fernando, o Infante Santo, Infante Dom Henrique, Afonso V de Portugal, Vasco da Gama, Afonso Gonçalves Baldaia, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Nicolau Coelho, Gaspar Corte-Real, Martim Afonso de Sousa, João de Barros, Estêvão da Gama, Bartolomeu Dias, Diogo Cão, António Abreu, Afonso de Albuquerque, São Francisco Xavier, Cristóvão da Gama.

Também no FANDOM

Wiki aleatória