FANDOM

Contexto

Apesar do predomínio do manuelino, o estilo renascentista penetrou em Portugal mas não conseguiu alcançar grande difusão. As primeiras manifestações renascentistas fizeram-se sentir através de artistas franceses e espanhóis que iam chegando a Portugal.

Arquitectura Renascentista

Claustro-convento-cristo.jpg

Claustro Principal no Convento de Cristo

Tinha as seguintes características: uma concepção espacial inspirada na Antiguidade Clássica (modelos gregos e romanos), com predomínio do arco de volta perfeita e da abóbada de berço, equilíbrio e simetria das formas e volumes. A verticalidade do gótico foi substituída por uma maior horizontalidade, as fachadas exibiam frontões e a decoração era mais sóbria, com motivos naturalistas como conchas, florões e grinaldas, e mitológicos, as estruturas e formas eram simples, reflectindo assim o espírito da Contra-Reforma. Revela influências de vários países da Europa e das colónias ultramarinas como a Índia. Os arquitectos mais importantes foram Diogo Arruda e o João e Diogo Castilho.

Pintura Renascentista

A pintura do Renascimento em Portugal coincide com a pintura manuelina, por vezes confundindo-se com ela nas fontes de inspiração, no tratamento das personagens e do cenário e nos resultados plásticos. A sua temática era predominantemente religiosa e foi influenciada por obras e pintores que vieram da Flandres, Alemanha e Itália. Os principais pontos de difusão da pintura renascentista foram as escolas de Lisboa, Coimbra e Viseu. Os nomes que se destacam desta arte são: Vasco Fernandes e Gaspar Vaz.

Escultura Renascentista

Costa.jpg

Túmulo de D.Álvaro da Costa, Museu de Évora, Chanterenne

Foi diferente da escultura Italiana devido às influências que ocorrem neste período. Continuou ligada ao Gótico tardio, com formas manuelinas e platerescas. Foi uma escultura ligada à arquitectura com relevos decorativos em mármore e gesso e de estatuária colocada em nichos, músulas ou baldaquinos. Outras formas escultóricas se impuseram como a talha para a decoração de púlpitos, altares, e retábulos, a estatuária de madeira policromada de temática religiosa para a decoração do interior das igrejas ou oratórios privados e a escultura tumular. Os escultores mais relevantes deste tempo foram Nicolau de Chanterenne e João de Ruão.

Também no FANDOM

Wiki aleatória