FANDOM

Contexto

Se Catedral (Braga).jpg

Sé de Braga

Apesar de só ser reconhecido no século XIX Como estilo arquitectónico original, o Românico desenvolveu-se durante os séculos XI e XII na Europa Ocidental. A base estrutural do Românico deriva da tradição construtiva romana (arco de volta perfeita, abóbadas de canhão, muro e contraforte).

Santiago-Catedral-Planta.gif

Planta de Cruz Latina

Arquitectura

Os seus edifícios, querem que se trata-se de uma igreja, de um castelo ou de uma abadia eram sempre edifícios-fortaleza em pedra, defendendo-se assim às ameaças exteriores ou de natureza espiritual. No contexto religioso conciliou a afinidade com o idealismo neoplatónico que estava presente na grande espiritualidade do seu tempo e na renúncia ao mundo físico. Os edifícios românicos caracterizam-se pela sua forte carga simbólica, à clareza e pureza das formas e linhas, da utilização e repetição dos mesmos elementos construtivos. A igreja românica (edifício que pretendia mostrar o poder absoluto de Deus) tinha por base a planta de cruz latina, à construção em blocos de pedra, a cobertura em abóbadas de canhão suportados por pilares cruciformes (em vez de colunas) e as naves laterais em arcadas de meio ponto. Em Portugal o desenvolvimento arquitectónico desenvolveu-se, sobretudo, no carácter religioso reflectindo-se nas formas sóbrias e austeras dos edifícios e nas paredes sólidas e espessas que pareciam fortalezas, com excepção das grandes dioceses do país, como por exemplo, Braga, Porto, Coimbra, Tomar, Lisboa e Évora, a arquitectura românica caracterizou quase todo por igrejas rurais de linhas simples, decoração reduzida aos capitéis, colunas e arquivoltas dos portais, às mísulas e aos cachorros.

Pintura

A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco (técnica de pintar sobre uma parede húmida). Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorido. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam. O colorido realizou-se no emprego de cores firmadas, sem preocupação com meios-tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.

Escultura

Ainda melhor que a arquitectura é a escultura que melhor reflecte o espírito românico. A escultura românica tinha uma função pedagógica na difusão da doutrina cristã. A fantasia decorativa manifestou-se nas arquivoltas, nas colunas, nos portais, nas janelas, nas rosáceas e nos capitéis dos claustros e naves.

Também no FANDOM

Wiki aleatória